domingo, 14 de abril de 2013

O que você come? Refletindo sobre os transgênicos


Transgênico, o que você está comendo? Você se é atento já reparou em alguns produtos um triângulo amarelo com a letra T preta? Se não é dos mais atentos nem deve ter reparado de tão pequenino é esse lembrete. E tanto na primeira como na segunda opção, você sabe o que muda? A maior parte das pessoas dirá que significa que aquele alimento é transgênico. ou seja, modificado geneticamente. Mas o que isso realmente quer dizer?


De acordo com o decreto de rotulagem, todos os produtos fabricados com mais de 1% de organismos geneticamente modificados devem trazer essa informação no rótulo. Isso vale mesmo para produtos como o óleo, a maionese e a margarina, em que não é possível detectar o DNA transgênico.


Primeiro abduziram o óleo de soja, a maior parte pra não dizer 95% das marcas de óleo de soja disponíveis nas gôndolas dos mercados são com grão transgênicos. Isso não é um post patrocinado que fique claro, pois creio q cabe divulgar que as únicas marcas livres de transgênicos são a Leve e Sinhá. Agora é a vez da farinha de milho, conhecida como fubá, e infelizmente não conheço nenhuma marca q não seja transgênica, por favor se você está lendo isso e sabe de alguma indique nos comentários por favor, pois sem a farinha de milho, foi se embora do meu cardápio a polenta/angu, broas e bolos feitos com essa farinha e se essa farinha é feita de milho a pobre pipoquinha do cinema entrou na lista negra. E porque eu corto os elementos com esse simbolozinho tão discreto? Qual o problema em consumir alguma coisa transgênica? Baseado na nossa falta de questionamento e na relação de preço e de hábito. Afinal tem gente que sempre comprou óleo Sadia ou Liza e não muda, só que eles mudaram e a gente não percebeu e se percebeu não foi atrás de informação sobre a modificação genética dos alimentos. 

Pois bem, existe uma grande empresa por trás disso e dinheiro rolando solto, é a Monsanto que faz a patente dos grãos que modifica e é a maior inimiga de quem como eu não gosta dos transgênicos. Na europa é terminantemente proibido! Não existia sequer um estudo no mundo sobre uma neutralidade ou não prejuízo da saúde relacionado aos modificados, mas franceses fizeram um estudo muito consistente e sigiloso que foi publicado recentemente mostrando como a alimentação está ligada a tumores e inúmeros problemas Ambientalmente eles causam contaminação genética irreversível, o que pode ocasionar a extinção de espécies endêmicas ou silvestres., para ler mais sobre a pesquisa veja aqui. 
Além de problemas à saúde ambientalmente eles causam contaminação genética irreversível, o que pode ocasionar a extinção de espécies endêmicas ou silvestres.
E pra piorar a maior parte de alimentos para o consumo infantil possuem esse maldito Tzinho.

Recomendo se quiser saber mais entrar nos links abaixo e principalmente proponho a campanha de boicote aos produtos que contenham /T\, além de uma pressão nas empresas entrando em contato com o SAC e pedindo um produto livre de transgênicos. Afinal, podemos escolher o que queremos comprar e no caso do fubá a escolha é comprar ou não, no caso do óleo ainda temos opção e no fubá? 
Precisamos ter consciência para o consumo e saber que nós é que mandamos e decidimos e  não somos obrigados a comprar o lixo que eles querem nos empurrar.


Um comentário:

  1. Eu já fujo desta droga faz tempo, na minha casa isto não entra, temos que banir isto de nossas vidas, eu sou a favor de uma manifestação contra esta maldita modificação genética, já não basta o lixo que não tem como nos livrar ainda querem enfiar-nos mais este gu-ela abaixo. SOCORRO POLÍCIA, POLÍCIA.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...