terça-feira, 10 de setembro de 2013

Marseille - MuCEM


MuCEM é Musée des civilisations de l'Europe et de la Méditerranée, deu pra entender que é o museu das civilizações da europa e do mediterrâneo, né? Esse museu novinho em folha tornou-se um capítulo a parte da  jornada em Marseille. Após um sol fortinho e um tempo de fila inútil, pois estava com o filhote a tira colo e poderia passar sem ficar na fila, passamos pela ponte que nos levaria até este museu que já surpreende arquitetonicamente. Totalmente novo, recém inaugurado, ele abriu as portas no dia 7 de junho e fui visitá-lo no dia 9, quase estreei o museu.
O projeto arquitetônico mistura o tradicional e antigo forte de Saint Jean com o que tem de mais ousado e moderno, uma "renda" feita de cimento reveste o museu que é todo rodeado de rampas que permitem uma visão incrível do velho porto de Marseille, esta parte paira sobre a água e uma ponte liga o antigo e o novo, ou seja, o forte ao museu.
Ainda na parte do forte havia uma cantora e dois performers, fiz fotos maravilhosas, mas vou ficar devendo todas pois foram descarregadas no computador do meu sogro e não peguei os arquivos depois, burra mesmo.
Mas o MuCEM tinha para sua abertura extraordinária muitas exposições, ele herdou a coleção do museu nacional de artes e tradições populares que ficava em paris e foi fechado em 2005, mas a exposição que mais me atiçou foi "bazar dos gêneros", me confrontei mais uma vez com o machismo nosso de cada dia, fiz fotos de um trabalho, que eram telas de tecido com frases bordadas, todas muito impactantes e assim q recuperar essas imagens eu compartilho detalhes, não sei o nome da obra nem a autoria, mas vale a pena.
O dia terminou com uma tentativa frustrada de sorvete amorino, mas a fila, o cansaço e a hora do trem de volta só nos permitiram um quick mesmo.
Deixo esse diaporama de imagens belíssimas de lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...