quarta-feira, 17 de abril de 2013

Curiosidades francesas o outro lado do diário do olivier


Olivier Teboul tá na moda, ele é um jovem francês que escreveu 65 observações feitas por ele sobre o Brasil, obviamente despretenciosamente. Ele vive em BH, minas e está lá há pouco mais de um ano pelo que parece, seu post que você pode ler aqui, gerou muita discussão e polêmica. Pessoas leves riram, pessoas que levam tudo a ferro e fogo se sentiram muitas vezes ofendidas. Não tô aqui pra julgar nada, mas creio que a intenção de tal rapaz não era essa. E muito menos ele tinha noção da proporção que sua postagem ia ter, na hora me deu vontade de fazer uma versão brasileira sobre minha visão da frança. Já vou adiantando que a França embora territorialmente menor que o Brasil é muito grande e tem muitas especificidades, falo logo antes que venham me acusar de qualquer coisa, é só a MINHA opinião nada isenta porque somos seres etnocentricos! Para uma análise leve o tempo de permanência no país não pode ser muito grande porque a visão vai mudando... Vivi um semestre de intercâmbio em Paris e sou casada com um francês então algumas coisas acabaram se naturalizando pra mim, mas fica aí mais um registro originado pelo Teboul.


Na frança...
...se fazem os mais variados pães e queijos mas não existe pão de queijo
...se produz muita uva somente para vinho, não existe refrigerante de uva, tipo fanta uva
...metro na hora do rush lota, mas mesmo no aperto e em pé a maioria das pessoas leem
...andouillete é o prato mais fedido do mundo e ninguém sabe o que tem dentro e quem sabe não te conta o que tem
...o metro parisiense em algumas linhas parece um trem da central com direito a pedintes exigentes que so aceitam moedas acima de 1 eurinho

...se come galinha dangola, chamam ela de pintada
...camisinha pode ser chamada de durex (marca) e a fita adesiva é conhecida como scott, tem  quase um verbo para colocar fita adesiva, o scotter

...na saida da escola você pode ver mães colocando quadradinhos de chocolate no pão, juro q fica bom por mais estraho que pareça a nós
...existem correspondencias de linhas de metro, umas conexões, que dão impressao que vc nunca chegará, ou vai chegar ao centro da terra
...você pode alugar bicicletas por toda paris 24h, não só na zona sul, como é aqui no rio
...pic nics e tomar sol no gramado de qualquer pracinha são comuns quando se tem sol, coisa que não é muito comum
...é normal fazer 4 estaçoes em um dia
...a maior parte dos prédios em paris não ultrapassa 7 andares. Sendo que grande parte não possui elevador ou possui uma especie de caixão que transporta vivos na vertical

...você é escorraçado de muitos bares quando da a hora de fechar, há uma lei que impede bares e pubs de ficarem abertos a madruga toda e incide sobre o infrator multa pesada, portanto o cara parece preferir perder o cliente a pagar a tal multa
...não da pra pedir nenhuma informaçao sem antes dizer: Bom dia. Por favor, eu gostaria... Mesmo que seja 10 da noite

...comprar fio dental dá trabalho, pois é difícil de achar
...comprar leite condensado açucarado também é dificil, lá existe a versão leite condensado que não significa que tenha açúcar, aqui no Brasil  todos tem, ou são versões diet/ligth lá tem lait concentré e lait concentré sucré um brigadeiro com a primeira versão não funciona
...ainda que a reputação dos perfumes seja a melhor, um metro lotado não cheira a chanel 5. Muito pelo contrário

...sabonete do banho é líquido e sabonete de mãos é em barra
...quado você entra no banco não tá geladinho, dependendo da época mais provável estar gelado do lado de fora
...mercados não fornecem sacolas gratuitamente. Mas em compensaçao pode comprar somente algumas folhas de alface e folhas sortidas em um pacotinho fechado, perfeito pra quem mora só

...líquidos são medidos em cl e não em ml
...medidas de receitas são dadas em kilos gramas e cl nunca em copos, xícaras e colheres
...o podrão que aqui é cachorro quente ou hamburguer é substituido pelos kebabs um composto de carne de sei lá o que rodando num espeto
...o governo é uma mãe, pode se chegar aos 40 sem nunca trabalhar e viver de auxílios, e aqui tem gente que reclama do bolsa família
...banho após o banho de mar é uma redundância.


3 comentários:

  1. A observação sobre o pão de queijo foi poética rs
    E no verão anoitece as 10 da noite. Amei isso. Claro que não fiquei no inverno para poder reclamar do contraponto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia, é verdade, acho que por isso o Bonjour dura até tarde, mas acordar as 7 e ainda estar escuro é chato, e sol se por as 4 também. Mas nao se pode ter tudo, n'est pas?

      Excluir
  2. Rsrsrs...por tudo isso é que minha filha me mandou uma foto dum pão de queijo e duma latinha de guaraná com a legenda: Isto aqui vale ouro!
    Uma bela semana pra vc.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...