Pular para o conteúdo principal

Crepes gourmandes


Eu postei no instagram e no facebook uma foto do filhote fazendo crepes e muita gente quis a receita. Nas redes sociais é difícil achar uma coisa, então resolvi ressuscitar o blog empoeirado após os pedidos da receita do “atelier culinário” com Noah.
Receitinha de hoje testada pelo petit chef, Noah, que sempre viu tanto a mim quanto ao pai na cozinha. Já tem seu avental e sempre gosta de ajudar e misturar. A coisa tá ficando séria, pois pouco depois fazer 5 anos disse que quer aprender a cozinhar e não quer só ajudar, afinal ele é um menino médio.(rs) Eu fiquei quebrando a cabeça sobre o q ele podia fazer 100% sozinho e cheguei a algumas idéias. Porém, saindo de escola tinha uma mesa com uma pilha de crepes, waffles e Nutella. Eu doida pra comer bolo de chocolate propus de fazer bolo ou crepe, porque quase sempre dou opção, e ele escolheu crepe. Só que embora eu faça bastante coisa na cozinha crepe eu só como, o francês da casa que faz ou então quando minha sogra vem. Eles não tem receita, não tem medidas e eu até tentei fazer, mas na segunda catástrofe me rendi. Desisti de fazer massa de crepe. Posso até cozinhar, mas a massa não mais. Entretanto isso foi até segunda. Agora faço crepe e modéstia parte bem bom!
Catei meu livrinho Ladurée que é lindo, e eu não ganho nada pra falar dele, mas é lindo meeesmo, de veludo com fotos lindas numa caixinha fofa e peguei a receita e fomos pra cozinha.
Obviamente não segui a receita a risca, por falta de ferramenta ou material mudei umas coisas. O fouet sumiu e foi substituído pelo mixer até porque era garantia do Noah fazer sem empelotar.


Vamos a receita original  Ladurée e em seguida o que fizemos
1 laranja / não tinha
165gr de farinha tipo 45
40gr de açúcar
4 ovos / só colocamos três ovos achei 4 muito
50ml de leite / não medi os ml usei pra compensar a falta do ovo acho q foi aproximadamente uma xícara
40gr de manteiga
1 colher de sopa de óleo / usei de girassol
1 colher de sopa de rum (facultativo)
1 colher de sopa de Cointreau (facultativo) / n tinha e não sou muito fã de laranja


Fazer raspas de laranja. Peneirar a farinha e colocar numa tigela, adicionar açúcar as raspas de laranja, os ovos e progressivamente o leite misturando com um fouet. Derreter a manteiga e incorporar a mistura com o óleo e o álcool, se for utilizado. Deixe descansar uma hora em temperatura ambiente. Depois é só pegar sua frigideira ou sua panela de crepe passar manteiga e fazer as crepes.


Nosso modo de preparo

Pesamos a farinha e o açúcar. Ficamos procurando o fouet e não achamos. Decidi fazer com mixer pra não ter pelotas já que uma criança sem fouet com certeza deixaria carocinhos de farinha. Ele quebrou direitinho os 3 ovos e peneiramos a farinha e o açúcar juntos acrescentamos meia xícara de leite e mix, depois manteiga derretida, óleo e rum. Achei meio espessa e fui botando mais leite até dar o ponto. Que é quase líquido um líquido grossinho. Não esperamos uma hora fizemos na hora e ficou muito bom.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marseille - MuCEM

MuCEM é  Musée des civilisations de l'Europe et de la Méditerranée , deu pra entender que é o museu das civilizações da europa e do mediterrâneo, né? Esse museu novinho em folha tornou-se um capítulo a parte da  jornada em Marseille. Após um sol fortinho e um tempo de fila inútil, pois estava com o filhote a tira colo e poderia passar sem ficar na fila, passamos pela ponte que nos levaria até este museu que já surpreende arquitetonicamente. Totalmente novo, recém inaugurado, ele abriu as portas no dia 7 de junho e fui visitá-lo no dia 9, quase estreei o museu. O projeto arquitetônico mistura o tradicional e antigo forte de Saint Jean com o que tem de mais ousado e moderno, uma "renda" feita de cimento reveste o museu que é todo rodeado de rampas que permitem uma visão incrível do velho porto de Marseille, esta parte paira sobre a água e uma ponte liga o antigo e o novo, ou seja, o forte ao museu. Ainda na parte do forte havia uma cantora e dois performers, fiz fotos

Limites: o não e a negação sem o não. Nossa história enquanto o terible two não vem

Estava escrevendo o post no telefone e o bendito tocou. E eu atendi. E o post sumiu. Mas vou tentar lembrar. Afinal é um assunto da série: quero escrever sobre isso, mas enrolo.Porém, hoje estava lendo um tópico e mensagens na rede do zuck de um grupo de mães que gosto muito e que me fizeram pensar em desengavetar essa ideia, ou melhor, desencerebrar mais uma ideia entre as tantas e ecléticas que passam nessa cachola e assim pulo do flúor pra qualquer outra coisa. Garanto que são muitas ideias, mas o tempo de escrever é inversamente proporcional. O assunto é meio polêmico, posso até ser crucificada, mas como o mundo é velho e sem porteiras, cada um faz o que pensa ser melhor para si e para seus rebentos também. Sem mais delongas e rodeios o tema das próximas linhas é dizer um pouco da nossa experiência com o famigerado não. Acredito estar maternando numa geração meio termo. Pois as gerações anteriores a grosso modo se dividem em duas:  as que nada permitem e oprimem e aquela que f

Das perguntas: Papel higiênico, no vaso ou no lixo?

Eu vivo me fazendo perguntas e nem sempre tenho as respostas, essa pode parecer inusitada, mas sim, já pensei nisso e me surpreendi com o que descobri. Aqui no Brasil todo banheiro que se preze tem lixeira e muitos banheiros públicos tem a seguinte placa:   Em portugal encontrei a versão lusitana da coisa e acho que herdamos esse hábito deles, acho, porque não tenho a menor certeza. Quando morei fora percebi a inexistência da nossa companheira lixeira, e vi que o papel era descartado no vaso sem o menor problema. Tenho por hábito seguir os hábitos e assim fazia, até porque fora da minha casa não havia essa opção, mas quando voltei continuei usando a lixeira nossa de casa dia. Tudo muito bom e muito bem até eu me casar com um "gringo" e ele me perguntou porque não colocávamos os papéis no vaso, de pronto mais que automatico e mecanicamente respondi: "Oras, porque entope!" Pouco depois pensei, mas na França não entopia... Será mesmo que entope? Ou fom