Pular para o conteúdo principal

Desculpa, seu parto foi roubado

Como eu disse no último post eu já tinha na minha lista de futuros posts essa ideia um pouco dura de dizer pra muitas mulheres da minha família e do mundo da blogosfera que me lê que vocês podem ter sido roubadas. 



Roubadas numa coisa de valor inestimável. Roubadas de uma sensação incrível e de um auto descobrimento inexplicável. Tô falando do que o título desse post já anuncia, seu parto pode ter sido roubado. E pior, muitas vezes você ainda foi roubada financeiramente pelo médico obs'treta' ou pelo seu plano de saúde, e um médico mau caráter que segue um sistema perverso.




Mas seu filho ta aí do seu lado bem e saudável ou já tá grande e bem e isso que importa, me diriam algumas ao me ler. É muito duro perceber e aceitar esse roubo, eu sei. Mas isso é grave. Independente de como está seu filho hoje, o seu direito e sua vontade foram violados sob desculpas mentirosas. E essas falácias são tão graves e tão repetidas que entram no esquema de que uma mentira contada mil vezes vira verdade. 




Você queria parto normal e não pode porque o cordão tava enrolado? Tinha pouco liquido? Muito liquido? Não teve passagem? Dilatação? Placenta grau 3? Bebê sentado? Se alguns desses foram os motivos para sua cesárea é com pesar que eu informo que sua cesárea foi desnecessária. Que você faz parte de uma porcentagem enorme e alarmante de mulheres enganadas num momento crucial, e quem diz isso não sou eu, é uma médica comprometida com a verdade e a honestidade, com medicina baseada em evidências a Dra. Melania Amorim e você pode verificar o que eu digo aqui, e ver as falsas indicações de cesárea. 




Mas há também aquelas que "escolheram" a cesárea com convicção, que escolheram errôneamente uma cirurgia invasiva, que é importante pra salvar vidas, mas que deve ser feita apenas quando há necessidade. E por que aqui eu digo que escolheram a cesárea entre aspas, por que essas mulheres que fazem essa opção estão tão imersas na cultura cesarista que não conseguem nem perceber outras opções e veem cegamente apenas a cesárea como opção ou também tem essa visão porque o sistema de parto dito normal é tão violento e nojento quanto uma cesárea, cheio de intervenções absolutamente desnecessárias (tanto para a mulher quanto para o recém nascido) e maus tratos. Conheço mulheres que sofreram violência obstétrica no parto e sequer tem a noção disso, sim isso é grave, pois isso legitima e permite que um ciclo nunca se feche e que outras e mais outras mulheres sofram violência perpetuando isso por muito tempo.





É violência, quando gritam com você.
É violência quando te fazem mil exames de toque.

É violência quando não te perguntam se você quer ou não determinado procedimento.
É violência quando fazem qualquer coisa sem o seu consentimento.
É violência quando te fazem tricotomia, raspagem dos pelos, você só precisa fazer se quiser.
É violência quando te fazem lavagem intestinal.
É violência quando te dão sorinho com ocitocina para acelerar seu trabalho de parto.
É violência quando te fazem episiotomia um corte no períneo que só 5% das mulheres realmente vão precisar, não importa se é o primeiro ou o décimo filho, esse procedimento é extremamente desagradável e desnecessário.
É violência quando sobem em cima de você pra fazer manobra de Kristeller.
É violência quando fazem piadinhas.
É violência quando te negam o que beber.
É violência quando te negam a comer.
É violência quando te negam o seu direito a um acompanhante.




Não, isso tudo não é normal, isso tudo é uma aberração e só podemos lutar contra isso se estivermos informadas, então leiam muito sobre o assunto conversem muito com seus médicos e desconfie se ele/a não te der opção desde o pré natal. Desconfie se ele te manda cuidar do quartinho que do parto cuida ele/a.

O nascimento é muito marcante é um momento único e ele tem que ser do jeito que você quiser.



A você que não soube enquanto era tempo ajude a propagar a informação pra outras mulheres para tentarmos diminuir os abusos e as violências contra as mulheres nesse momento delicado, único e eterno, sendo eterno que ele marque sua vida positivamente. Estima-se que uma a cada 4 mulheres sofreram violência obstétrica.Se você sofreu maus tratos ou qualquer tipo de violência durante seu parto denuncie! (tem a ouvidoria da ANS - Agência Nacional de Saúde e do Ministério da Saúde no 136, se quiser ir mais a fundo veja aqui

Abraço bem apertado a todas aquelas que tiveram seus direitos roubados e força pra lutar por um próximo parto com mais respeito ou para ajudar as próximas a poderem parir com dignidade. 



Todas as fotos desse post são de autoria de Carla Raiter e são do seu projeto 1:4 convido a conhecer no site do projeto retratos da violência obstétrica 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marseille - MuCEM

MuCEM é  Musée des civilisations de l'Europe et de la Méditerranée , deu pra entender que é o museu das civilizações da europa e do mediterrâneo, né? Esse museu novinho em folha tornou-se um capítulo a parte da  jornada em Marseille. Após um sol fortinho e um tempo de fila inútil, pois estava com o filhote a tira colo e poderia passar sem ficar na fila, passamos pela ponte que nos levaria até este museu que já surpreende arquitetonicamente. Totalmente novo, recém inaugurado, ele abriu as portas no dia 7 de junho e fui visitá-lo no dia 9, quase estreei o museu. O projeto arquitetônico mistura o tradicional e antigo forte de Saint Jean com o que tem de mais ousado e moderno, uma "renda" feita de cimento reveste o museu que é todo rodeado de rampas que permitem uma visão incrível do velho porto de Marseille, esta parte paira sobre a água e uma ponte liga o antigo e o novo, ou seja, o forte ao museu. Ainda na parte do forte havia uma cantora e dois performers, fiz fotos

Limites: o não e a negação sem o não. Nossa história enquanto o terible two não vem

Estava escrevendo o post no telefone e o bendito tocou. E eu atendi. E o post sumiu. Mas vou tentar lembrar. Afinal é um assunto da série: quero escrever sobre isso, mas enrolo.Porém, hoje estava lendo um tópico e mensagens na rede do zuck de um grupo de mães que gosto muito e que me fizeram pensar em desengavetar essa ideia, ou melhor, desencerebrar mais uma ideia entre as tantas e ecléticas que passam nessa cachola e assim pulo do flúor pra qualquer outra coisa. Garanto que são muitas ideias, mas o tempo de escrever é inversamente proporcional. O assunto é meio polêmico, posso até ser crucificada, mas como o mundo é velho e sem porteiras, cada um faz o que pensa ser melhor para si e para seus rebentos também. Sem mais delongas e rodeios o tema das próximas linhas é dizer um pouco da nossa experiência com o famigerado não. Acredito estar maternando numa geração meio termo. Pois as gerações anteriores a grosso modo se dividem em duas:  as que nada permitem e oprimem e aquela que f

Das perguntas: Papel higiênico, no vaso ou no lixo?

Eu vivo me fazendo perguntas e nem sempre tenho as respostas, essa pode parecer inusitada, mas sim, já pensei nisso e me surpreendi com o que descobri. Aqui no Brasil todo banheiro que se preze tem lixeira e muitos banheiros públicos tem a seguinte placa:   Em portugal encontrei a versão lusitana da coisa e acho que herdamos esse hábito deles, acho, porque não tenho a menor certeza. Quando morei fora percebi a inexistência da nossa companheira lixeira, e vi que o papel era descartado no vaso sem o menor problema. Tenho por hábito seguir os hábitos e assim fazia, até porque fora da minha casa não havia essa opção, mas quando voltei continuei usando a lixeira nossa de casa dia. Tudo muito bom e muito bem até eu me casar com um "gringo" e ele me perguntou porque não colocávamos os papéis no vaso, de pronto mais que automatico e mecanicamente respondi: "Oras, porque entope!" Pouco depois pensei, mas na França não entopia... Será mesmo que entope? Ou fom