sábado, 7 de setembro de 2013

Marseille TransHumance

Marseille é uma grande cidade, tem um quê de Rio de Janeiro, não só pelo mar e o sol, mas talvez uma caoticidade que me foi peculiar, ok ok, é impossível comparar, e nem é o meu intuito, cada cidade, cada lugar tem uma certa energia e eu diria que Marseille me fez sentir algo como o Rio. São anos mil a frente, foi capital da França é uma das cidades mais antigas e talz. 

Mas meu encontro com essa cidade foi num dia de festa muito diferente, fomos pra lá de trem para ver a transhumance, uma ideia no mínimo curiosa de fazer uma espécie de desfile, com os animais, uma travessia em plena cidade de tropas de bois, touros, vacas, carneiros,cavalos e seus cavaleiros,além de charretes e pessoas do campo ou de grupos folclóricos vestidas a caráter. 


Os animais vieram de diferentes lugares na região da provence e fizeram um travessia de dias até chegar Marseille, foi muito inusitado ver o campo dentro da cidade e a incrível eficiência da limpeza dos dejetos deixados pelos animais.

Muitas famílias como nós, muitas crianças com olhares curiosos e muitos papais carregando suas crias por meio de carregadores de bebês.

Pós desfile, fomos a bourse e vimos algumas exposições, depois fui conhecer o velho porto e o forte de saint jean depois disso o filhote contente de ver os bichinhos dormiu no sling, enquanto eu refazia todo o caminho do velho porto, passando pelo mercado de peixes pra culminar no MUCEM. Vimos muitas exposições nesse museu fantástico recém aberto que falarei mais no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...