Pular para o conteúdo principal

Dentes, Água e Flúor - qual a relação desses três elementos? ou ainda, sobre não escolhas no século XXI


Lyon é um lugar bacana, acho que deu pra notar nas duas últimas postagens, mas foi lá que começamos a ter uma preocupação, porque férias nunca é só moleza.

O assunto é sobre dentes, mas meu caso é um pouco específico, ou melhor, o caso do Noah (e que deve ser de outros pequenos também). Meu pequeno teve os primeiros dentes no fim do quinto mês de vida e nunca tivemos muitos problemas com o nascimento dos dentes como febres e mal estar, no máximo uma alteraçãozinha do funcionamento intestinal, mas nada demais. Acontece que antes de 1 ano notamos manchas brancas nos 2 incisivos centrais superiores, a pediatra disse q não era nada, que era pra continuar fazendo a limpeza normal e que leite materno não era cariogênico e que não precisava me preocupar nas mamadas noturnas. Porém, a coisa evoluiu, piorou muito quando estávamos justamente de férias.
essa foto foi quando começamos a nos
preocupar seriamente, mas chegou a ficar pior que isso
Levamos a um dentista da confiança do meu sogro na França, pois temia que fossem cáries e vi que o dente tava começando a ficar com um buraquinho. A experiência foi tranquila, ele não era um odontopediatra, mas fez uma carinha numa luva inflada e foi bem tranquilo. Noah já sabia mostrar o dentinho e falamos e ele mostrou. Também enviei uma foto a um amigo dentista, ambos chegaram ao mesmo diagnóstico, excesso de flúor, fluorose, hipoplasia. E que não era pra usar pasta de dentes com flúor, coisa que eu nunca tinha feito. Então investigando as possíveis causas chegamos a conclusão que o flúor ingerido pelo Noah estava na água, sim, na água. 

No Brasil existe uma lei há mais de 30 anos que fluoreta toda a água tratada. Pensei que aí residia o problema, pois como temos um purificador usamos a água que vem tratada. O dentista da França, disse pra dar água mineral para ele, porém aí começou um calvário! Ao retornar ao Brasil, notamos que em TODOS os rótulos de água mineral de TODAS as marcas nacionais, existe grande ou pequeno a inscrição "água mineral fluoretada". O jeito tem sido ir no interior e buscar água de mina isenta desse componente, porém segura. Mas usamos essa água somente para que ele beba, e nos preparos de sucos, preferindo dar água de coco e suco de laranja, melancia, que não levam água, mas no preparo dos alimentos não é possível usar água da mina o tempo todo, porque ela não é pertinho. 
Pode ser pouco, mas vem flúor embutido em tudo isso,
fora a cocção dos alimentos em casa

Diante dessa odisseia, onde ouvi que tem que rezar pra não afetar os dentes permanentes, uma amiga entrou em contato com seu dentista na Itália que recomendou um creme dental italiano meio chatinho de achar. Já tínhamos usado um gel dental alemão sem flúor, um outro creme chamado elmex, e agora estamos usando a recomendada Biorepair que fez um efeito muito rápido e incrível. Melhorou, mas acho que as craterinhas são irrecuperáveis, mas o amarronzado sumiu, e aí como eu desconfio de tudo que é muito rápido resolvi ler bem atenta os componentes. O "milagre" consiste na pasta conter microrepair e aí vem um asterisco, pois se trata de hidroxiapatita de zinco, e lá fui eu pesquisar, justo eu que odeio química, como os paralamas do sucesso. Encontrei um artigo que boiei um pouco, mas não tanto quanto achava no scientia plena. Do pouco que entendi é um nanobiomaterial. E tem um trecho bem compreensível: "O estudo destes materiais envolve diferentes áreas do conhecimento científico: física, química, biologia, engenharia de materiais e farmacologia. Um dos materiais mais importantes usado na área dos biomateriais é a hidroxiapatita (HAP), devido a sua semelhança química com a componente mineral do osso e tecidos duros dos mamíferos. A hidroxiapatita [...] é um fosfato de cálcio hidratado, biocompatível e bioativo, já que apresenta resposta positiva em termos de aderência e ploriferação(sic) celular de diferentes tipos de células." Dá pra entender nesse artigo que isso deve repor o tecido perdido nos dentinhos dele, até achei uma dissertação, mas não pude ler que é sobre o “Preparo e caracterização de fosfatos de cálcio dopados com zinco para aplicações médico-odontológicas”, mas como sou uma artista (acadêmica)que virou mãe, não sou muito entendida das ciências, então apelo pros odontopediatras de plantão, químicos e entendidos do assunto, até mesmo a Lígia, Cientista que virou mãe pode saber algo sobre o assunto, é um problema de saúde coletiva. Acho fundamental saber que o flúor na água a longo prazo traz mais malefícios do que benefícios e gostaria de ter o direito a escolha de que água consumir. Ouvi isso de uma dentista e deixo aqui pra finalizar "A classe ainda não entendeu que os efeitos sistêmicos dessa adição dele à água só trazem prejuízos à saúde geral, e nenhum benefício aos dentes. Já está mais que comprovado que a principal ação benéfica do flúor é na aplicação tópica. Realmente, não dá pra entender. Eu sou completamente contra. Mas é uma polêmica por aqui, ainda, infelizmente." Andreia Stankiewicz.
Acho que é preciso discutir isso seriamente, é preciso poder escolher e ter informação de qualidade sobre tudo que consumimos tacitamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marseille - MuCEM

MuCEM é  Musée des civilisations de l'Europe et de la Méditerranée , deu pra entender que é o museu das civilizações da europa e do mediterrâneo, né? Esse museu novinho em folha tornou-se um capítulo a parte da  jornada em Marseille. Após um sol fortinho e um tempo de fila inútil, pois estava com o filhote a tira colo e poderia passar sem ficar na fila, passamos pela ponte que nos levaria até este museu que já surpreende arquitetonicamente. Totalmente novo, recém inaugurado, ele abriu as portas no dia 7 de junho e fui visitá-lo no dia 9, quase estreei o museu. O projeto arquitetônico mistura o tradicional e antigo forte de Saint Jean com o que tem de mais ousado e moderno, uma "renda" feita de cimento reveste o museu que é todo rodeado de rampas que permitem uma visão incrível do velho porto de Marseille, esta parte paira sobre a água e uma ponte liga o antigo e o novo, ou seja, o forte ao museu. Ainda na parte do forte havia uma cantora e dois performers, fiz fotos

Limites: o não e a negação sem o não. Nossa história enquanto o terible two não vem

Estava escrevendo o post no telefone e o bendito tocou. E eu atendi. E o post sumiu. Mas vou tentar lembrar. Afinal é um assunto da série: quero escrever sobre isso, mas enrolo.Porém, hoje estava lendo um tópico e mensagens na rede do zuck de um grupo de mães que gosto muito e que me fizeram pensar em desengavetar essa ideia, ou melhor, desencerebrar mais uma ideia entre as tantas e ecléticas que passam nessa cachola e assim pulo do flúor pra qualquer outra coisa. Garanto que são muitas ideias, mas o tempo de escrever é inversamente proporcional. O assunto é meio polêmico, posso até ser crucificada, mas como o mundo é velho e sem porteiras, cada um faz o que pensa ser melhor para si e para seus rebentos também. Sem mais delongas e rodeios o tema das próximas linhas é dizer um pouco da nossa experiência com o famigerado não. Acredito estar maternando numa geração meio termo. Pois as gerações anteriores a grosso modo se dividem em duas:  as que nada permitem e oprimem e aquela que f

Das perguntas: Papel higiênico, no vaso ou no lixo?

Eu vivo me fazendo perguntas e nem sempre tenho as respostas, essa pode parecer inusitada, mas sim, já pensei nisso e me surpreendi com o que descobri. Aqui no Brasil todo banheiro que se preze tem lixeira e muitos banheiros públicos tem a seguinte placa:   Em portugal encontrei a versão lusitana da coisa e acho que herdamos esse hábito deles, acho, porque não tenho a menor certeza. Quando morei fora percebi a inexistência da nossa companheira lixeira, e vi que o papel era descartado no vaso sem o menor problema. Tenho por hábito seguir os hábitos e assim fazia, até porque fora da minha casa não havia essa opção, mas quando voltei continuei usando a lixeira nossa de casa dia. Tudo muito bom e muito bem até eu me casar com um "gringo" e ele me perguntou porque não colocávamos os papéis no vaso, de pronto mais que automatico e mecanicamente respondi: "Oras, porque entope!" Pouco depois pensei, mas na França não entopia... Será mesmo que entope? Ou fom