Pular para o conteúdo principal

Burgo - Torino

Como eu disse antes eu pensei nesse post só, somente e exclusivamente para minha amiga Fabiana (viu o cartaz, Fabi?) que AMA coisas medievais, então como aqui é um espaço eclético e democrático faremos uma visita virtual na medida do possível que este modesto blog pode fazer.



Já peço desculpas pela falta de alguns detalhes, mas é que ao querer jogar uma moeda numa fontana (a da foto acima) me vi sem nenhum puto e achei que tinha perdido a minha carteira e voltei correndo pra ver se não tava no carro, no chão ou até mesmo onde tomamos o café com nutella do ultimo post.
Fiz uma pesquisa histórica e sinceramente encontrei um blog que a moça escreve tão bem e com detalhes tão interessantes que vou citá-lo por aqui. Recomendo o blog da Clarissa Benedet, as duas fotos a seguir são também do blog dela, as demais minhas ou do maridão.
Antes de falar do Burgo em si, vamos ao parco Valentino que é onde fica o burgo.





"Parco del Valentino é um dos mais antigos parques publicos da capital piemontesa e abriga muitas estruturas culturais e publicas nos seus 421.000 m2. O parque, situado no centro de Torino às margens do rio Po’, é aberto durante todo o dia, todos os dias do ano. A origem do nome nao é precisa: alguns dizem ser de origem romana, outros dizem que herdou o nome de uma antiga capela sediada no local em tempos antigos, dedicada a Sao Valentim. Os projetos de idealizaçao do parque iniciaram no século XVI, mas a construçao em si sò começaria no século XIX, seguindo o projeto do paisagista frances Barrillet-Dechamps."



"O nucleo inicial do parque é considerado o Castello del Valentino, que herdou o seu nome do proprio parque, e é tambem um edificio historico de Torino. O antigo castelo, comprado por Emanuele Filiberto de Savoia, o duque “Testa di Ferro”, foi reformado no século XVII por uma das “madama reale” – Maria Cristina de Bourbon, esposa de Vittorio Amedeo II de Savoia e filha de Henrique IV, primeiro rei da França da dinastia Bourbon – o que explica o estilo frances da reforma. A duquesa Maria Cristina viveu ali durante décadas: fofocas historicas dizem que o castelo era um ponto de encontro para os seus amantes (nobres e servos) e que ela teria construido poços, tuneis, galerias e passagens subterraneas para garantir a proteçao dos seus segredos; até mesmo um tunel que atravessava o leito do rio Po’ e chegava até a outra margem, onde a duquesa possuia o castelo da vinha real. No século XIX o castelo sofreu reformas e abandono, até que em 1860 seria escolhido para abrigar a Faculdade de Engenharia Torinese; hoje em dia é uma das sedes do Politecnico de Torino e sedia a Faculdade de Arquitetura."
Nesse parcão todo que é lindo lindo é que fica o sujeito principal deste post: 




Nico e Noah fazendo figuração na foto

"Borgo Medieval, que nao é uma construçao medieval propriamente dita. Pensado e construido para a Exposiçao Geral Italiana de 1884, é uma reconstruçao de um burgo tardo-medieval com todas as principais caracteristicas estilisticas e arquitetonicas de prédios piemonteses e val d’ostanos da época, em escala real e com os mesmos materiais; a intençao inicial era de construi-lo para a feira e logo apòs desmonta-lo novamente, mas foi feito diversamente, e o Borgo se tornou em 1942 um museu dedicado à arquitetura e cultura medievais." Mais ou menos a mesma coisa da torre Eiffel que era pra ter sido "desmontada" e tá lá até hoje.





"Dentro do burgo se encontram: vielas, casas, igrejinhas, praças, fontes, decoraçoes de época e lojas artesanais que funcionam desde 1884 até hoje vendendo artigos medievais – tudo cercado por muros e fortificaçoes e completado por uma “rocca”, estrutura de defesa tipico medieval."


"É um lugar genial para quem curte historia e cultura medieval! Alem das lojas em funcionamento, o Borgo tambem sedia exposiçoes, feiras e festas tematicas."


Comentários

  1. Você é uma vaca por me fazer passar vontade, mas fico grata pela homenagem. :p

    P.s.: Você percebe como Luis XIV me persegue? A madama reale lá que reformou o castelo era TIA dele. Amo os Bourbons. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tô com muito tempo, mas ainda vai ter mais coisa q vc vai gostar.

      Excluir
  2. Acabei de ler o seu post, muito obrigada por me citar e recomendar, fico muito honrada!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Marseille - MuCEM

MuCEM é  Musée des civilisations de l'Europe et de la Méditerranée , deu pra entender que é o museu das civilizações da europa e do mediterrâneo, né? Esse museu novinho em folha tornou-se um capítulo a parte da  jornada em Marseille. Após um sol fortinho e um tempo de fila inútil, pois estava com o filhote a tira colo e poderia passar sem ficar na fila, passamos pela ponte que nos levaria até este museu que já surpreende arquitetonicamente. Totalmente novo, recém inaugurado, ele abriu as portas no dia 7 de junho e fui visitá-lo no dia 9, quase estreei o museu. O projeto arquitetônico mistura o tradicional e antigo forte de Saint Jean com o que tem de mais ousado e moderno, uma "renda" feita de cimento reveste o museu que é todo rodeado de rampas que permitem uma visão incrível do velho porto de Marseille, esta parte paira sobre a água e uma ponte liga o antigo e o novo, ou seja, o forte ao museu. Ainda na parte do forte havia uma cantora e dois performers, fiz fotos

Limites: o não e a negação sem o não. Nossa história enquanto o terible two não vem

Estava escrevendo o post no telefone e o bendito tocou. E eu atendi. E o post sumiu. Mas vou tentar lembrar. Afinal é um assunto da série: quero escrever sobre isso, mas enrolo.Porém, hoje estava lendo um tópico e mensagens na rede do zuck de um grupo de mães que gosto muito e que me fizeram pensar em desengavetar essa ideia, ou melhor, desencerebrar mais uma ideia entre as tantas e ecléticas que passam nessa cachola e assim pulo do flúor pra qualquer outra coisa. Garanto que são muitas ideias, mas o tempo de escrever é inversamente proporcional. O assunto é meio polêmico, posso até ser crucificada, mas como o mundo é velho e sem porteiras, cada um faz o que pensa ser melhor para si e para seus rebentos também. Sem mais delongas e rodeios o tema das próximas linhas é dizer um pouco da nossa experiência com o famigerado não. Acredito estar maternando numa geração meio termo. Pois as gerações anteriores a grosso modo se dividem em duas:  as que nada permitem e oprimem e aquela que f

Das perguntas: Papel higiênico, no vaso ou no lixo?

Eu vivo me fazendo perguntas e nem sempre tenho as respostas, essa pode parecer inusitada, mas sim, já pensei nisso e me surpreendi com o que descobri. Aqui no Brasil todo banheiro que se preze tem lixeira e muitos banheiros públicos tem a seguinte placa:   Em portugal encontrei a versão lusitana da coisa e acho que herdamos esse hábito deles, acho, porque não tenho a menor certeza. Quando morei fora percebi a inexistência da nossa companheira lixeira, e vi que o papel era descartado no vaso sem o menor problema. Tenho por hábito seguir os hábitos e assim fazia, até porque fora da minha casa não havia essa opção, mas quando voltei continuei usando a lixeira nossa de casa dia. Tudo muito bom e muito bem até eu me casar com um "gringo" e ele me perguntou porque não colocávamos os papéis no vaso, de pronto mais que automatico e mecanicamente respondi: "Oras, porque entope!" Pouco depois pensei, mas na França não entopia... Será mesmo que entope? Ou fom