O cardápio semanal pra começar foi difícil, mas consegui!
O que eu fiz?
Primeiro abri um arquivo, porque nao sei mais escrever no papel, mas pode ser num papel e comecei um brainstorming ia escrevendo todos os pratos que gostamos, os que cozinhamos com certa frequência, aquele que a gente sempre esquece mas que quando faz é um sucesso, os pratos do dia a dia, os pratos que são únicos e dispensam acompanhamentos, os acompanhamentos, os pratos principais, molhos que podem combinar com macarrão, gnochi que podem ser de batata e de outras coisas também, fui buscando o maior repertório possível e a maior quantidade de variações e opções. Enfim o que vinha pipocando na mente eu escrevia, assim fiz um listão e depois coloquei umas divisões, tipo pratos únicos, saladas, molhos, acompanhamentos, pros dias frios, pros dias quentes. Que depois fica mais fácil de pescar as opções. Guarde esse banco de dados! Pesquisei muito e poucas pessoas tinham cardápios que me agradavam, então decidi seguir por esse caminho. Uma dica preciosa coloque um alarme no celular, dedique-se a esse brainstorming 10/15min depois faça as divisões, mas estipular um tempo limitado ajuda a render, a teoria do pomodoro e do Fly lady pregam isso, depois posso voltar aqui pra falar desses assuntos.
A partir do cardápio faça a lista de compras e pronto! Uma vez só por semana no mercado! E não ter que pensar o que fazer pra comer todo santo dia!
Deixo aqui como inspiração minhas opções do cardápio dessa semana e a lista de compras.
Dia 1 Risoto de aspargos, abobrinha, cogumelos e emental
Dia 2 quibe de forno com queijo e salada verde
Dia 3 frango com legumes ao leite de coco e arroz
Dia 4 macarrão com pesto de rúcula
Dia 5 empadão de atum com salada colorida
Dia 6 salada crua crocante, hambúrguer na mostarda com confit de cebola e batata frita
Dia 7 lasanha de espinafre à bolonhesa
Compras para 7 dias
Farelo de trigo ou boulgour
Camembert ou brie
Carne moída
Peito de frango
Brócolis
Cenoura
Abobrinha
Berinjela
Beterraba
Leite de coco
Leite
Rúcula
Creme de leite
Arroz arbóreo
Arroz basmati
Champignons
Manteiga
Farinha de trigo
Farinha integral
Molho de tomate ou tomates para molho
Folhas pra salada
Atum
Batatas
Cebola
Alho
Mostarda em grãos
Espinafre
Massa de lasanha
Então é isso, pra ajudar, dá pra pensar um dia vegetariano, um dia do prato único, um dia ligth, um dia de comida carregada, um dia pra massas... É assim ir criando a semana... Espero que eu consiga continuar e que possa ter ajudado vocês!
Comentários
Postar um comentário