Pular para o conteúdo principal

Pequenas açoes grandes beneficios


Quem nao gosta de batata-frita? Um bom empanado, salgadinhos? E no natal a rabanada? Pois é frituras tem seus maleficios para a saude, mas convenhamos elas sao bastante saborosas e em algum momento nos rendemos a ela. Porém o que a imagem acima tem haver com as gostosuras gordurosas? Acredito muito que de grao em grao a galinha enche o papo e ja q nao posso fazer uma coisa grandiosa pra ajudar o mundo que vivemos posso fazer varias coisas pequenas e simples no meu dia a dia pra colaborar com o planeta que vai ficar pro meu filho e pras outras pessoas que um dia irao habitar essa doideira chamada terra.
Entao, que ha muito circula por email na internet que nao devemos jogar o oleo de cozinha (seja ele de soja, milho, girassol, dendê, canola...) no ralo da pia por alguns motivos:
- Nao é bom pra tubulaçao a longo prazo
- polui as aguas de modo incrível basta umas gotinhas pra estragar um balde bem cheio, de acordo com o professor da UFRJ Em contato com a água do mar, esse resíduo líquido passa por reações químicas que resultam em emissão de metano. "Você acaba tendo a decomposição e a geração de metano, através de uma ação anaeróbica [sem ar] de bactérias" e isso contribui para o aquecimento global.
Um litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água - o suficiente para uma pessoa usar durante 14 anos. Isso acontece porque o óleo impede a troca de oxigênio e mata todos os seres vivos como plantas, peixes e microorganismos. E ele também impermeabiliza o solo contribuindo para as enchentes.

Desde muito tempo recolho o oleo em recipientes de modo a nao descarta-los no ralo ou privada, sim tem gente q joga na privada como se isso mudasse alguma coisa, mas e aih o tempo passa os potes enchem e vc faz o que joga no lixo? pois é essa duvida me assolou e eu cheguei a buscar por algum tipo de empresa que reutilizasse esse oleo, como nao achei nenhuma soluçao nesse nivel; descobri uma outra soluçao super simples e bem legal pois todos podem fazer em beneficio proprio. A essa altura vc deve estar se perguntando o que é, pois bem, o oleo que um dia fritou sua batata pode se transformar no sabao que vai lavar a sua louça.
Como?

Junte numa garrafa pet 1 litro de oleo usado, peneire antes de guardar pra que saiam os restos que se desprendem da comida.
Adicione 100ml de agua e 100ml de alcool se desejar 1ml de oleo essencial e por ultimo 200gr de soda caustica feche bem a garrafa e tenha cuidado ao manusear a soda caustica. Agite a garrafa. A mistura vai ficar homogênea e vai ser percebido um aquecimento, o que é normal. O processo de secagem leva 48 horas. Pode deixar secar e depois cortar a garrafa e o sabao ou colocar numa forma, deixar secar e depois cortar as barras.
Ha muitas receitas de sabao mas essa é a mais pratica e segura em poucos minutos seu sabao é feito e em 48h ja pode ser usado com o orgulho de ter feito a sua parte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Das perguntas: Papel higiênico, no vaso ou no lixo?

Eu vivo me fazendo perguntas e nem sempre tenho as respostas, essa pode parecer inusitada, mas sim, já pensei nisso e me surpreendi com o que descobri. Aqui no Brasil todo banheiro que se preze tem lixeira e muitos banheiros públicos tem a seguinte placa:
Em portugal encontrei a versão lusitana da coisa e acho que herdamos esse hábito deles, acho, porque não tenho a menor certeza.
Quando morei fora percebi a inexistência da nossa companheira lixeira, e vi que o papel era descartado no vaso sem o menor problema. Tenho por hábito seguir os hábitos e assim fazia, até porque fora da minha casa não havia essa opção, mas quando voltei continuei usando a lixeira nossa de casa dia. Tudo muito bom e muito bem até eu me casar com um "gringo" e ele me perguntou porque não colocávamos os papéis no vaso, de pronto mais que automatico e mecanicamente respondi: "Oras, porque entope!" Pouco depois pensei, mas na França não entopia... Será mesmo que entope? Ou fomos ensinados a usar is…

Aniversário de 1 ano diferente

Voltando ao assunto alegre do mês, que foi o niver do filhote, vou postar aqui algumas coisas referentes à comemoração, me recuso a dalar sobre Feliciano e as loucuras desse país, vou falar de coisa alegre.
Sou meio avessas as regras e as normalidades, o que as vezes não preenche as expectativas alheias, mas também não me preocupo com o que vao pensar falar etc e tal. Portanto, acredito que o primeiro aniversário nada mais é do que a comemoraçao dos pais pelo nascimento do filho, e no nosso caso meu filho e nós (papais babões) merecemos até mais que um dia de comemoraçao, pois o esperamos ansiosos por três dias como eu relatei aqui.


Na verdade os meus planos iniciais não foram completamente concretizados por interferencias da natureza porque choveu um pouco, da vô e tia. Mas em se tratando de um churrasco foi dificil ser sustentável, na medida do possivel separamos latinhas de cerveja e pets para o descarte e fizemos o docinho com copinho comestivel que sera a receita do pr…

Cardápio semanal, uma mão na roda no dia a dia

Estou sempre querendo escrever, mas tempo é coisa escassa, entre filho, trabalho e trabalho de casa, fica difícil. Mas depois que me mudei pra uma casa menor, com uma geladeira menor, resolvi fazer algo que sempre quis e que achava que me daria tempo que é o cardápio semanal. Quem nunca ficou olhando os armários e a geladeira com aquela interrogação na cabeça do que fazer pra comer. Quem nunca fica sem ideia do que cozinhar? Quem nunca sente aquela preguiça na hora que vem a pergunta: o que vamos comer? Sem contar quando você pensa em fazer um prato mas só tem alguns dos ingredientes... O cardápio semanal pra começar foi difícil, mas consegui!  O que eu fiz?  Primeiro abri um arquivo, porque nao sei mais escrever no papel, mas pode ser num papel e comecei um brainstorming ia escrevendo todos os pratos que gostamos, os que cozinhamos com certa frequência, aquele que a gente sempre esquece mas que quando faz é um sucesso, os pratos do dia a dia, os pratos que são únicos e dispensam acompa…