Pular para o conteúdo principal

Cardápio semanal : 4ª semana fazendo diferente

Vamos a quarta semana, com bastante atraso...
Escrevi na ocasião, o seguinte:

logo logo completarei um mês de cardápios semanais.

O cardápio da semana passada sofreu uma pequena alteração, por motivos de: comprei o creme de leite errado para o strogonof e ele virou um sauté de peru. Mas no mais foi tudo bem, tirando o escondidinho de carne que vem sendo adiado há duas semanas.

Essa semana vou fazer diferente meu congelador tem algumas coisinhas que restaram que foram ingredientes de outras semanas, então o cardápio dessa semana não foi olhando pra listinha do brainstorming que aconselhei fazer no primeiro post dessa nova série de posts sobre cardápios semanais. 

Dessa vez fiz uma breve lista do que tinha no meu micro freezer, sim não é microondas é micro freezer, ele é apenas um pouco maior que um microondas, com objetivo de esvaziá-lo ao máximo pra caber pelo menos um pote de sorvete rs, afinal tá começando ainda que timidamente a esquentar e eu há uma semana estou pedalando todos os dias, assunto pra um outro post que eu prometo não enrolar pra fazer, então eu mereço um sorvete de baunilha de Madagascar pra comer com aquela banana empanada que comprei na promoção. :)

Pratos da semana
Escondidinho de carne (enfim foi feito e comido)
Truta com vagem francesa ao alho
Cubos de peru com especiarias e arroz com brócolis 
Filé de peixe com creme e ciboulette e batatas no vapor"

Cheguei a fazer o cardápio da quinta semana que foi mais ou menos cumprido. Meu marido entrou de férias e ele também pilota fogão, porém ele prefere um freestyle na cozinha, já achou que o cardápio parecia muito com escola, já que aqui as crianças almoçam na cantina da escola. Eu confesso que fiquei meio chateada, mas ele viu que na real muitas vezes é estressante ficar pensando o que fazer. Alguns dias eu nem comi a noite porque já tava tarde e à comida ainda não estava pronta ou porque ele não fez nada e atacou as sobrinhas. Enfim, como são férias tá ficando desse jeito, mas agosto chegando as férias continuam pra mim e não pra ele e o cardápio vai voltar por que funciona muito bem. As principais dicas que ficam processo do cardápio, sao:
-Fazer um brainstorm todo seu acervo de receitas e hábitos alimentares cotidianos.
-Se antenar na semana anterior as ofertas do mercado.
-Ficar de olho no que sobrou, planejar receitas com que já tem em casa evitando estocar muitas coisas.

É isso, pessoal!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Das perguntas: Papel higiênico, no vaso ou no lixo?

Eu vivo me fazendo perguntas e nem sempre tenho as respostas, essa pode parecer inusitada, mas sim, já pensei nisso e me surpreendi com o que descobri. Aqui no Brasil todo banheiro que se preze tem lixeira e muitos banheiros públicos tem a seguinte placa:
Em portugal encontrei a versão lusitana da coisa e acho que herdamos esse hábito deles, acho, porque não tenho a menor certeza.
Quando morei fora percebi a inexistência da nossa companheira lixeira, e vi que o papel era descartado no vaso sem o menor problema. Tenho por hábito seguir os hábitos e assim fazia, até porque fora da minha casa não havia essa opção, mas quando voltei continuei usando a lixeira nossa de casa dia. Tudo muito bom e muito bem até eu me casar com um "gringo" e ele me perguntou porque não colocávamos os papéis no vaso, de pronto mais que automatico e mecanicamente respondi: "Oras, porque entope!" Pouco depois pensei, mas na França não entopia... Será mesmo que entope? Ou fomos ensinados a usar is…

Cardápio semanal, uma mão na roda no dia a dia

Estou sempre querendo escrever, mas tempo é coisa escassa, entre filho, trabalho e trabalho de casa, fica difícil. Mas depois que me mudei pra uma casa menor, com uma geladeira menor, resolvi fazer algo que sempre quis e que achava que me daria tempo que é o cardápio semanal. Quem nunca ficou olhando os armários e a geladeira com aquela interrogação na cabeça do que fazer pra comer. Quem nunca fica sem ideia do que cozinhar? Quem nunca sente aquela preguiça na hora que vem a pergunta: o que vamos comer? Sem contar quando você pensa em fazer um prato mas só tem alguns dos ingredientes... O cardápio semanal pra começar foi difícil, mas consegui!  O que eu fiz?  Primeiro abri um arquivo, porque nao sei mais escrever no papel, mas pode ser num papel e comecei um brainstorming ia escrevendo todos os pratos que gostamos, os que cozinhamos com certa frequência, aquele que a gente sempre esquece mas que quando faz é um sucesso, os pratos do dia a dia, os pratos que são únicos e dispensam acompa…

Sobre o aborto...

Hoje é o dia Latinoamericano pela legalização do aborto! Na minha linha do tempo do facebook pululam mensagem sobre o assunto, a maioria é contra, eu também não sou a favor, eu não teria coragem, mas alguém que chega a essa conclusão não pode ser fadado a morte por falta de recursos. O que me difere dos que são contra é a radicalidade e a defesa, eu posso não concordar, mas em nome de um feto não quero ser uma pessoa da sociedade que assassina mulheres e as aniquila. Onde uma vida constituída vale muito pouco ou nada ao lado de uma que mal começou. Eu sou doula, eu amo estar em partos. Eu defendo o parto humanizado o respeito ao nascimento eu sou pró vida com consciência, mas quero que a dignidade na vida de quem nasce e de quem põe no mundo seja continuada e não dure somente no momento do parto. Existem muitos discursos de "eu fui adotado e tive uma vida feliz!" Que bom, mas vc faz parte da enorme minoria. Entre não nascer e nascer pra sofrer maus tratos, passar fome, vive…